7 DICAS PARA PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

A boa notícia é: falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida e controlada

Se detesta falar em público, você não está sozinho. Em pesquisas sobre as principais fobias, o medo de falar em público (glossofobia) está em primeiro lugar em todo o mundo – à frente do medo de aranhas, de altura, de voar e até mesmo da morte. De fato, três em cada quatro pessoas sofrem de ansiedade ao falar. 

A boa notícia é: falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida e controlada. Nós compilamos algumas práticas recomendadas e estratégias comprovadas que o ajudarão a combater a ansiedade da apresentação da próxima vez que você tiver que falar para um público.

Aceite e domine seu medo

Comece aceitando que você fica nervoso toda vez que tem que falar em público; não é nada com que tenha que se sentir perturbado. Agora, enfrente seu medo fazendo um esforço para fazer alguma coisa a respeito. O pior que você pode fazer é evitar completamente falar em público. Isto pode ter um efeito adverso em sua carreira e intensificar o medo. 

Liberte-se da perfeição

Pare de se pressionar para ter um discurso perfeito. Afinal de contas, é apenas uma fala, não uma questão de vida e morte. E se tropeçar um pouco, você não perderá seu emprego. Aceite que erros acontecerão. Quando isso acontecer, tente recuperar a calma rapidamente e seguir em frente. As chances são de que ninguém perceba. 

Conheça seu material

Você se sentirá realmente confiante somente se souber de verdade o assunto. Provavelmente, você já é um especialista no tópico sobre o qual está falando. Portanto, aproveite o fato de ter um conhecimento valioso para compartilhar. Se não estiver familiarizado com o tópico, pesquise e prepare-se até se sentir confiante de que possa tratar de quaisquer questões que possam surgir. Sinta-se animado com o assunto. Se o assunto for chato, insira uma anedota, uma citação ou um elemento de interesse das pessoas. 

Pratique. Pratique. Pratique.

Ninguém é um pianista nato. A pessoa deve aprender como tocar piano e praticar horas incontáveis para fazê-lo com graça e sem esforço em um recital. Da mesma forma, bons oradores não nascem assim, eles se tornam. Portanto, da próxima vez que tiver que palestrar, dê a si mesmo tempo suficiente para preparar, organizar o material, praticar o discurso e fazer os ajustes necessários antes de estar diante do público. Lembre-se de que quanto maior a frequência com que fizer palestras, melhor você se tornará. 

Preste atenção no seu público

Em vez de colocar o foco em si mesmo e se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito, coloque o foco no público. Sorria, faça contato com os olhos. Incentive a interação atraindo-os para a apresentação e fazendo perguntas relevantes. Isso não apenas faz de você um orador mais dinâmico e simpático, mas também ajuda tirar a pressão e os olhos de você. 

Imagine o sucesso

Pare de visualizar um desempenho desastroso. Você apenas ficará mais nervoso e seu cérebro automaticamente associará falar em público a emoções negativas. Em vez disso, substitua essas imagens negativas por imagens de sucesso. Imagine-se em pé confiantemente em frente a uma multidão e fazendo uma grande palestra. Fazer isso mudará associações negativas em positivas e ajudará a programar seu cérebro e seu corpo para o sucesso. 

Sinta-se bem e transmita isso

Se começar sua palestra sentindo-se bem e transmitindo esta sensação, isso o ajudará a ficar mais relaxado e confiante quando estiver diante do público. Tente dormir o suficiente na noite anterior de forma que esteja o mais descansado possível. Não coma demais pouco antes da palestra. Use sua roupa predileta, algo agradável com que você se sinta confortável e confiante.


Uma dica extra, é participar do nosso curso de oratória para aprender a controlar o medo e desenvolver as habilidades de um bom palestrante. 


Inscreva-se abaixo para te avisarmos quando abriremos  a próxima turma.
Sinta-se a vontade para comentar e solicitar algum tema especifico de seu interesse.